GD Gafanha promove festa do basquetebol no período do Carnaval

Com um balanço extremamente positivo da acção do ano passado, a secção de basquetebol do GD Gafanha promove, novamente, o XI Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” – SUB14 e o VII Torneio do Carnaval GDG Basquetebol 2016 – SUB16. Os dois eventos terão lugar no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré nos dias 6 e 7 (Torneio Internacional) e 8 e 17 (Torneio Carnaval) de Fevereiro de 2016.

É indiscutível que o Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” (Sub 14) e o Torneio de Carnaval GDG Basquetebol (Sub16) têm conseguido, ao longo da sua história, uma natural evolução na qualidade, na competitividade, no impacto desportivo, sendo hoje, indiscutivelmente, marca e referência no calendário desportivo do basquetebol nacional e internacional. Todos os anos (e já são 11 para o Torneio Internacional e 7 para o Torneio de Carnaval) cerca 16 equipas (masculinas e femininas) envolvendo cerca de 240 atletas, directores e treinadores, e seis Selecções Distritais Sub 14, (3 masculinas e 3 femininas) às quais se juntam duas equipas Sub 16 do GD Gafanha, disputam entre si estes dois Torneios que marcam a agenda desportiva no período das festas do Carnaval, num claro ambiente de respeito, desportivismo e amizade, e com reconhecido valor competitivo.

Este ano o XI Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” Sub14 (6 e 7 de fevereiro) irá contar com a presença de 16 equipas (8 no sector masculino e 8 no sector feminino) que representarão 9 clubes, dois dos quais espanhóis (de Vigo e de León) que repetem a presença da edição anterior.

No caso do VII Torneio de Carnaval Sub16 (8 e 9 de fevereiro) marcam presença as fortes selecções distritais de Sub14 de Aveiro (ABA), Lisboa (ABL) e do Porto (ABP), às quais se juntam as equipas Sub 16 masculinos e femininos do GD Gafanha, num total de 8 equipas.
Ao todo, o GD Gafanha irá acolher cerca de 500 jovens atletas, mais familiares e amigos que os acompanharão neste fim-de-semana prolongado.

Este ano merece destaque a realização de uma acção de formação técnica para treinadores: «Clinic “Cidade Gafanha da Nazaré” GDG Basquetebol 2016». Esta importante iniciativa para a partilha de experiências e enriquecimento técnico dos treinadores de basquetebol terá lugar no Pavilhão da Gafanha da Nazaré, na segunda-feira, dia 7 de fevereiro entre as 20:45 e as 23:00 horas. Os técnicos João Pedro Gonçalves (Treinador Nível III, Treinador no FCPorto/Dragon Force) e João Costeira (Treinador Nível III, Treinador no Sangalhos DC e Treinador-adjunto da Selecção Nacional de Sub10 masculinos da FPB) irão abordar temáticas técnicas ofensivas: “Metodologia do Treino das habilidades individuais num contexto colectivo” e a “Construção de um Ataque para equipas Sub14 e Sub16”, respectivamente.

 

Equipas do XI Torneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré” – Sub14

Sector Masculino                                   Sector Feminino

GDG Basquetebol                                  GDG Basquetebol

CB Seis do Nadal – Coia (Vigo)               CB Seis do Nadal – Coia (Vigo)

Baloncesto Colegio Leonés (León)          Baloncesto Colegio Leonés (León)

GDB Leça                                             GDB Leça

Basket Clube Barcelos                           Basket Club Limiense

Olivais Coimbra                                      Olivais Coimbra

SC Braga                                              SC Braga

Guifões SC                                           Guifões SC

Equipas do VII Torneio Carnaval GDG Basquetebol 2016 – Sub16

Sector Masculino e Feminino

GDG Basquetebol

Selecções Distritais da Associação de Basquetebol de Aveiro

Selecções Distritais da Associação de Basquetebol de Lisboa

Selecções Distritais da Associação de Basquetebol do Porto

f66