«OS ESTUDOS ESTÃO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR»

gonças

Gonçalo Marques de Sá, mais conhecido por Gonças, atleta da equipa de iniciados do SC Beira-Mar, aceitou o desafio do DesportoAveiro e concedeu uma entrevista muito interessante ao nosso site. 

Há quantos anos jogas futebol e em que clube começaste?

Comecei quando tinha 5 anos e o meu primeiro clube foi o Taboeira.

Que recordações guardas da passagem pelo Taboeira?

Eu escolhi o Taboeira porque tinha lá vários amigos lá. Lembro-me de várias coisas, tais como, o primeiro jogo como «capitão» e de todos os treinadores que tive: Vítor Silva, o primeiro, Bruno Seco, André Boia, Hugo Marques e Gonçalo Leite, aos quais aproveito para agradecer todos os ensinamentos que recebi.

Porque é que mudaste para o Beira-Mar?

Mudei para o Beira-Mar porque, na altura, o clube reunia as melhores condições para praticar futebol. Também tinha vários amigos a jogar no Beira-Mar, o que me ajudou a tomar essa decisão. Apanhei vários treinadores que me ajudaram a crescer tanto como homem como jogador: Paulo Martins, Jorge Vinagre, Daniel Santos, Paulo Barros, Luís Santos, José Guilherme e Gonçalo Maia foram importantes neste meu percurso.

Esta época, as coisas não estão a correr bem, com a tua equipa a ter apenas uma vitoria na 1ª distrital de iniciados.(no momento da publicação desta entrevista, o SC Beira-Mar obteve o segundo triunfo, ao derrotar o União de Lamas, por 5-4) Porquê esta situação?

Esta época não nos está a correr da melhor forma devido a várias razões, nomeadamente, a saída de cerca de 12 jogadores do plantel da época passada. O plantel não é muito grande e temos tido algumas lesões que tornam as coisas mais difíceis. Temos trabalhado desde o primeiro dia com a ambição de ganhar e acredito que os resultados vão aparecer. A época começou em condições muito difíceis e só o esforço dos «misters» José Guilherme e Gonçalo Maia permitiu ultrapassar essas mesmas dificuldades. Espero que agora com o treinador Luís Balseiro possamos continuar a melhorar.

Ainda é possível evitar a despromoção?

Claro que sim. Vamos fazer tudo para erguer a camisola do Beira-Mar e conseguir evitar a despromoção. No último jogo derrotámos o Lamas, por 5-4 e acredito que temos condições para realizar uma segunda volta completamente diferente. Espero que para o ano a nossa equipa consiga subir aos Nacionais para colocar o Beira-Mar no patamar que merece.

Queres ser profissional de futebol?

Sim, gostaria de ser sénior mas, acima de tudo, que isso aconteça com o Beira-Mar nos palcos principais do futebol português.

Consegues conciliar o futebol com os estudos?

Sim. O futebol é um ótimo complemento para a nossa vida, mas devemos ter sempre presente que os estudos estão em primeiro lugar.

Já conhecias o DesportoAveiro? Que te parece estas entrevistas a jovens jogadores?

Já conhecia e costumo acompanhar pelo site as notícias do desporto em Aveiro. Acho muito positivas estas entrevistas, porque são um incentivo para todos os jovens que têm o prazer de jogar futebol.