Aveiro representado no Estágio Nacional de Arbitragem de Judo

Rio Maior foi palco do 1º Estágio Nacional de Arbitragem de 2016, e Aveiro esteve representado no mesmo.

 

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi o palco escolhido para o 1º Estágio Nacional de Arbitragem de 2016. Este evento, que se realiza todos os anos após p seminário Mundial de arbitragem, destinado a árbitros que arbitrem a nível nacional, mas também a treinadores e árbitros que aspirem a arbitrar nas mais importante provas nacionais, contou com a presença de 5 elementos de Aveiro.

José Nunes, a referência da arbitragem aveirense, é já um assíduo representante de Aveiro neste evento. Para além de participar como árbitro de elite, nos últimos 4 estágios o aveirense participa como um dos responsáveis da Comissão Nacional de Arbitragem, facto que só torna mais relevante o seu papel a nível da arbitragem nacional.

Este ano, para além do árbitro de elite, participaram ainda Joaquim Lima, Alexandre Vieira, Nuno Vieira e António Costa.

Se o primeiro, já árbitro regional, foi um regresso a um estágio onde já tinha participado, os restantes 3 elementos foi a estreia neste tipo de evento. Alexandre Vieira e Nuno Vieira, árbitros associativos e treinadores, participaram nesta qualidade pela Associação de Aveiro, abrindo assim possibilidade a uma progressão na carreira de árbitro e consequentemente a possibilidade de arbitrar a nível nacional. Já António Costa participou enquanto treinador em Aveiro e enquanto árbitro pela Associação de Viana do Castelo.

Esta foi a oportunidade de se recordar algumas situações na arbitragem, e também tomar conhecimento das novas alterações da interpretação das regras de competição.