Sub16 femininas do GD Gafanha são campeões distritais

Sub16 femininas do GD Gafanha são campeões distritais

1 Fevereiro, 2016 0 Por desportoaveiro

transferir (3)

As Sub 16 femininas GD Gafanha conquistaram o título de Campeãs Distritais  2015-2016 ao vencerem todos os jogos da Fase Final Distrital.

No derradeiro jogo da última jornada desta Fase Final defrontaram-se GD Gafanha e Clube dos Galitos naquele que seria o jogo da atribuição do título de Campeã Distrital, já que ambas as equipas tinham vencido os dois jogos anteriores frente à Sanjoanense e à Ovarense.

Após uma fase inicial (os dois primeiros períodos) de alguma ansiedade, alguma precipitação nas acções ofensivas que resultaram em falhas de concretização e pouco sentido colectivo, as Sub 16 femininas GD Gafanha regressaram para a segunda parte iguais a si próprias, mais próximas do que é o seu real valor e do que foi o seu percurso competitivo até à data. Com uma maior concentração, maior serenidade e confiança, mais capacidade colectiva e maior desempenho defensivo, foram capazes de ultrapassar as dificuldades impostas pelas adversárias, as adversidades do próprio jogo e próprias de um jogo de uma final, e com todo o mérito e qualidade foram ganhando o marcador e controlando o jogo até ao apito final, fixando o resultado em 74-65.

Apesar de ser um título esperado e expectável, fruto do percurso competitivo e do trabalho desportivo até agora realizado por esta equipa (atletas, treinador, directores e coordenadora técnica), esta conquista tem o sabor especial pela capacidade do grupo de trabalho em superar o nervosismo e as dificuldades que o jogo colocou, testando e pondo à prova o valor da equipa Sub 16 feminina do GDG Basquetebol.

A prova da Associação de Basquetebol de Aveiro teve lugar no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro e contou com a presença das equipas classificadas nos uatro primeiros lugares da fase regular do campeonato distrital: GD Gafanha (1º); Clube dos Galitos (2º); AD Sanjoanense (3º) e AD Ovarense (4º). Curiosamente as mesmas posições verificadas no final da fase Final Distrital: 1º GD Gafanha; 2º Clube dos Galitos; 3º AD Sanjoanense e 4º AD Ovarense.

O GD Gafanha Basquetebol veria ainda premiadas quatro atletas no cinco ideal, por escolha exclusiva dos treinadores das quatro equipas: Mariana Pires, Bruna Zagaria, Mariana Mendes e Marta Lino, às quais se juntou a atleta do Clube dos Galitos Catarina Silva. Ainda da responsabilidade dos treinadores a escolha da MVP da Fase Final Distrital recaiu sobre a atleta do GDG Basquetebol Mariana Mendes.

Resultados

1ª Jornada (sexta-feira, 29 janeiro)
20:00 horas – GDG vs Ovarense: 95-35
22:00 horas – Galitos vs Sanjoanense: 64-43

2ª Jornada (sábado, 30 janeiro)
15:00 horas – GDG vs Sanjoanense: 99-34
17:00 horas – Galitos vs Ovarense: 88-44

3ª Jornada (domingo, 31 janeiro)
14:30 horas – Ovarense vs Sanjoanense: 42-55
16:30 horas – GDG vs Galitos: 74-65