«Final a oito» da Taça de Portugal «abre» com vitória folgada do SL Benfica sobre o Illiabum Clube

Oito equipas – três da Proliga e cinco da Liga – começaram anteontem a disputar em Oliveira de Azeméis a Final 8 da Taça de Portugal em basquetebol.

O distrito de Aveiro está representado pela AD Ovarense e pelo Illiabum que, apesar de militar no segundo escalão nacional, está pela quarta vez consecutiva entre os oito finalistas da festa da Taça. Curiosamente, a União Desportiva Oliveirense, clube da cidade anfitriã, não conseguiu o apuramento para esta «final a oito».

O SL Benfica, até pelo historial na prova, mas, essencialmente, por dominar o basquetebol nacional nas ultimas temporadas, é o grande favorito à vitória.

No primeiro dia, a formação de Carlos Lisboa impôs o seu poderio e venceu por margem larga (100-54) a equipa do Illiabum. Apesar de serem duas equipas de divisões e potenciais diferentes, seria de esperar um desempenho mais positivo da equipa ilhavense.

No outro jogo, o Vitória de Guimarães sentiu mais dificuldades mas acabou por derrotar (70-59) o Atlético de Portugal, equipa que também milita na Proliga.

O segundo dia acabou com uma vitória fácil do FC Porto sobre o Barreirense (100-46) e fechou com um embate equilibrado entre Ovarense e Basquete de Barcelos.

A formação vareira, com Miguel Miranda em destaque, entrou bem no jogo mas os minhotos, explorando bem o jogo «exterior» acabaram por chegar ao intervalo a empatar (38-38).

Na segunda parte, quando a AD Ovarense chega aos 70-52 a cinco minutos do fim, pensava-se que o jogo estava decidido, contudo, um parcial de 0-13 a favor do Barcelos ainda colocou alguma emoção na partida. Ainda assim os alvi-negros venceriam por 73-65.

Hoje, as meias finais começam a jogar-se às 16 horas.