AAUAv com treinador ilustre no tapete

José Mário Cachada, responsável pelo projeto Judo@School em Portugal, orientou treinos de Judo da AAUAv

 

O núcleo de Judo da AAUAv teve no passado dia 30 de Março dois treinos bem diferentes. A convite do núcleo o Professor Doutor José Mário Cachada orientou os dois treinos da AAUAv. Reconhecido treinador, com forte conhecimento na área pedagógica do ensino do Judo, é também o responsável, a nível nacional, do projeto Europeu Judo@School, que já teve o seu arranque em Aveiro com uma ação de formação para professores de educação física.

“O José Mário Cachada é um excelente treinador, quer das classes de formação como de competição. Foi um competidor de eleição e isso dá-lhe o conhecimento do que é o atleta e o modo como o treinar. Soubemos que ele ia estar hoje em Aveiro e fizemos o convite para nos vir ensinar um pouco do muito que ele sabe, e felizmente ele aceitou o nosso convite”, começou por referir o responsável técnico do núcleo.

Para além de uma aula muito divertida para os atletas mais novos, onde todos se empenharam e, através de formas jogadas, foram aprendendo técnicas e situações novas, o Mestre orientou também o treino dos mais velhos, demonstrando diversas formas de se conseguir uma boa projeção, situações de competição e formas jogadas que permitem treinar situações reais de combate.

“Todos nós aprendemos muito neste treino. Foi excelente ver a maneira como o José Mário Cachada interage com os mais pequenos, e como consegue passar os seus conhecimentos para os mais velhos. Duas situações distintas, mas que ele aborda com uma simplicidade extrema e torna tudo tão fácil de ser percebido. Acho que tanto os miúdos, como os adultos, mas principalmente os treinadores aprenderam muito nestes dois treinos”, referiu António Costa, treinador da AAUAv.

Já David Carvalho, ex-coordenador do núcleo, realçava a importância deste intercâmbio de conhecimentos. “A AAUAv, principalmente no Judo, sempre procurou ter intercambios com outros treinadores. São vários os treinadores de outros clubes que já passaram por este clube e nos deram um ou dois treinos. Só entendemos assim o Judo, com ajuda mútua na busca de um objetivo comum que é o de sermos cada vez melhores”.

Hugo Rocha, coordenador do núcleo, traçava já objetivos para o futuro. “Este é um trabalho que temos vindo a fazer, como referiu o David. Mas este é também a maneira como a atual direção do núcleo vê o Judo, e é neste sentido que vamos ter outros treinadores cá no tapete certamente. Estes dois treinos do Professor José Mário foram excelentes e toda a gente adorou a maneira simples e divertida como ele dá o treino. Acho que todos aprendemos muito com ele, e esperamos poder vê-lo por cá muitas mais vezes”.

Para além do Professor Doutor José Mário Cachada, foram também convidados os professores de educação física que participaram na última ação de formação. Esteve presente o Professor Jorge, que se fez acompanhar pela sua filha que teve assim a oportunidade de praticar pela primeira vez Judo.