Jogadores do SC Beira-Mar dão palestra na Escola Básica da Gafanha da Nazaré

Foto de Conjunto

A articulação entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Básica e Secundária da Gafanha da Nazaré, Sport Clube Beira-Mar e Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré resultou em mais uma atividade de cooperação entre os diversos atores da Região.

Com o intuito de promover a interligação entre o desporto federado e o escolar, estas entidades proporcionaram um encontro entre o Capitão Pedro Moreira (no dia 11 de maio), o central Cristiano Roland (no dia 25 de maio) e os jovens alunos da Escola mencionada. O objetivo foi de partilhar as experiências vividas pelos atletas, que tiveram percursos desportivos notáveis, dando uma visão real da vida de profissional de futebol.

Segundo Pedro Moreira, “para se atingirem os objetivos, será necessário muito esforço e treinar até ao limite”, deixando a mensagem que “podemos não atingir o topo, mas não deverá ser por falta de empenho, esforço e dedicação”.

Cristiano Roland salienta que “para se ser um bom profissional os jovens terão que trabalhar muito, respeitando os colegas, o clube e os adeptos”. Salientou, também, “hoje vive dias felizes no Beira-Mar, pois a paixão ao clube é enorme, sentindo diariamente o carinho dos adeptos.”

Os atletas participaram também numa aula, dando dicas aos jovens e contribuindo para uma melhoria técnica das atividades físicas em aprendizagem. A atividade liderada pelos professores António Luís e Pedro Maia teve como resultado a sensibilização para a prática desportiva articulada com os estudos, promovendo uma harmonia entre ambas assente no trabalho, empenho, esforço e devoção com vista a um futuro profissional. O potencial do desporto tem vindo a suscitar cada vez mais interesse e atenção, pois tem sido utilizado como ferramenta para alcançar as pessoas, comunidades, desenvolvimento nacional e internacional. É com estes macro-pressupostos que as entidades promotoras da ação continuarão a dinamizar atividades deste cariz.

A Associação de Pais esteve representada pelo Presidente, Hugo Coelho, e pelo Tesoureiro, Fernando Faria, que registaram com agrado a salutar interação entre uma das maiores coletividades da Região e um estabelecimento de ensino onde o desporto está constantemente presente. Hugo Coelho salientou ainda que “no próximo ano letivo as atividades de interligação entre o ecossistema escolar e a comunidade serão constantes, promovendo uma ambiência que permita a partilha de conhecimentos em prol do crescimento académico e social dos alunos”.