Gonçalo Correia é o novo Campeão Zonal de Cadetes -66Kg

Atleta da AAUAv conquista título zonal, numa das categorias mais concorridas e tradicionalmente mais complicadas, carimbando assim o passaporte para o Campeonato Nacional do escalão de Cadetes.

O Pavilhão Municipal de Fontelo, em Viseu, recebeu no passado sábado, dia 21 de Janeiro, o Campeonato Zonal de Cadetes. Esta prova, que era a última prova a dar pontos para a lista de apuramento para o Campeonato Nacional do escalão de Cadetes, que se realizará em Odivelas no próximo dia 11 de Fevereiro, atribuía o Titulo de Campeão Zonal. Quem conquistasse o título, nas diferentes categorias, carimbava de forma direta o passaporte para a mais importante prova do calendário nacional do escalão.

Gonçalo Correira, atleta da AAUAv, foi disputar a prova na categoria de -66 Kg. Acompanhado pelo treinador António Costa, o objetivo estava apontado para a conquista do maior número de pontos possível para a Lista de Classificação Desportiva. “O Objetivo era o Gonçalo fazer muitos combates e aferir o seu momento de forma. Mas, honestamente, surpreendeu toda a gente, incluindo eu, que vi uma raça enorme no Gonçalo, que geralmente não vemos no treino”, referiu António Costa.

O treinador, que acabou por nunca se sentar na cadeira do atleta, por ter estado a desempenhar outras funções na prova, agradeceu so seu amigo e colega Alexandre Vieira por acompanhar o atleta durante a prova. “Quando cheguei pediram-me para ajudar na organização da prova e na condução de uma das áreas na mesa central. Felizmente, pela amizade entre nós e entre os clubes, o Alexandre Vieira orientou magistralmente o Gonçalo. Este título também é dele e da Renata que sempre estiveram disponiveis para ajudar o Gonçalo”.

Numa categoria de 6 atletas, o atleta da AAUAv foi colocado numa poule de 3, onde contou por vitórias todos os combates. No combate da meia final, Gonçalo Correia levou a melhor sobre o seu adversário, o que lhe abriu portas para a disputa do título Zonal.

A final, contra um atleta mais graduado, foi disputada de forma agressiva mas controlada pelo aveirense, que conquistou assim o seu primeiro título zonal da carreira. Agora o objetivo passa por um bom resultado no campeonato Nacional.

Na soma dos 5 combates realizados pelo atleta, Gonçalo Correia averbou 5 vitórias por Ippon (pontuação máxima) de forma rápida. Na soma de todos os combates, pouco mais de 4 minutos o atleta aveirense esteve no tapete, demonstrando bem a superioridade sobre os seus opositores.

“Agora temos que trabalhar para o objetivo seguinte. Acho que o Gonçalo percebeu que eu e os colegas de treino o chateamos no bom sentido para seu bem. É a sua segunda prova porque esteve tocado num joelho e eu não permiti que ele fizesse mais provas. Houve um momento de desmotivação, que é normal, mas que os colegas de treino ajudaram a superar. Agora vieram os resultados do emepenho dele, pois é um miudo que quase não falta aos treinos. Agora é gozar o título, que muitos nunca conseguiram, e treinar mais porque as responsabilidades são maiores. Segunda já começamos a trabalhar para o nacional”.

Gonçalo Correia era um atleta notoriamente sattisfeito com o seu desempenho, assegunrando que agora vai haver mais trabalho, mais empenho, mais dedicação para não descer o nivel