Comunicado da Presidente da Câmara Municipal de Anadia

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA

Assunto: Candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020

No início desta semana, recebemos a comunicação oficial de que Anadia, apesar de ter realizado uma grande candidatura, não foi eleita Cidade Europeia do Desporto para 2020.

Face a este resultado, gostaríamos, neste momento, de recordar alguns dos motivos que nos levaram a aventurarmo-nos nesse desafio: uma extraordinária história desportiva, a existência de condições de prática de reconhecida excelência, um vasto e multifacetado programa de eventos no âmbito da atividade física e desportiva, e, sobretudo, o incondicional apoio de uma terra, de uma região e de gente que sente e vive o desporto como algo que lhe é quase intrínseco.

Durante estes quase dois anos de trabalho, realizado sob o lema “all together now”, vivemos intensa e entusiasticamente a candidatura, tendo promovido inúmeras iniciativas que envolveram as mais diversas entidades e personalidades, e, acima de tudo, a população.

Foi uma honra poder contar, ao longo deste processo, com o apoio ativo do Turismo Centro de Portugal, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, de autarquias, de federações, fundações e associações, e de instituições de ensino, entre outras.

Elementos da comunidade desportiva associaram-se igualmente à nossa candidatura, e, neste âmbito, convidámos, para serem nossos embaixadores, atletas e técnicos com ligação direta ou indireta ao nosso concelho, ou que são, ou tenham sido, praticantes de modalidades com forte implantação em Anadia ou que aqui disputam provas e realizam estágios. Seguindo estes critérios, reunimos em torno do nosso projeto representantes do atletismo (incluindo o adaptado), basquetebol, ciclismo e paraciclismo, columbofilia, dardos, futebol, futsal, ginástica, hóquei em patins, karate, motociclismo, rugby, squash, trampolins, tiro, e voleibol. A este apoio total e desinteressado, de que fomos fazendo eco nas redes sociais, quisemos corresponder com a divulgação do trabalho destes embaixadores, procurando contribuir para tornar mais conhecidas as suas atividades, carreiras e respetivas modalidades.

Nesta demanda, coube às coletividades desportivas do concelho de Anadia um papel crucial, que desempenharam de forma exemplar, respondendo à chamada, participando com empenho, sentido de responsabilidade e determinação em ações da candidatura, e conferindo ainda mais brilho às suas próprias atividades.

E uma palavra especial aos Anadienses em geral e demais apoiantes desta candidatura. A sua entusiástica e espontânea adesão, envolvimento e participação neste desafio e nas ações que foram realizadas, terão sido um dos maiores trunfos da nossa candidatura – neste âmbito, fomos, certamente os grandes vencedores.

Assim, a todos quantos estiveram connosco, que ostentaram as nossas cores, que vestiram a nossa camisola, que confiaram no nosso trabalho e que dele se orgulharam, o nosso mais sincero agradecimento.

Nesta fase, resta-nos receber decisão da ACES Europe mantendo o espírito de fair play com que disputámos este desafio, e convictos de que tudo o que nos cumpria realizar foi feito de forma excecional, merecendo o elogio de todos os que acompanharam esta candidatura.

Às sinergias que, ao longo dos anos, fomos criando e consolidando, a candidatura permitiu juntar outras, que nos dão ainda mais ânimo para continuarmos a apostar na promoção da atividade física e desportiva no nosso concelho. O muito trabalho desenvolvido enche-nos de um enorme orgulho e dá-nos a maior confiança para o futuro de ANADIA – MUNICÍPIO DO DESPORTO.

A Presidente da Câmara Municipal de Anadia
Maria Teresa Belém Cardoso