«No Beira-Mar desenvolvemos outro tipo de valores»

Aí está a entrevista com Andreia Leite, jovem basquetebolsita do SC Beira-Mar.

Como tudo começou, o que aprecia no seu clube, como estava a decorrer esta época e o sonho de um dia vestir a camisola auri-negra no escalão senior. 

Sabemos que começaste a jogar basquetebol no CP Esgueira. Com que idade é que começaste  jogar e porquê?

Comecei, talvez, com oito 8 anos, não tenho bem a certeza. Comecei a jogar basquete porque o meu irmão mais velho também jogava  e eu andava pelo pavilhão e lá fui por «arrasto»! 

Porque é que mudaste para o SC Beira-Mar?

Também por «arrasto», já que o meu irmão também foi jogar para o Beira Mar. Nessa altura uma treinadora de minibasquete (Ana Martins) tinha uma equipa mista e quando me via na bancada, dizia que precisava de mais uma menina para fazer um «cinco» feminino. E  foi assim, convenceu-me e lá fui eu!

Devido à pandemia provocada pelo COVD-19, esta época foi interrompida. Como é que estava a correr individual e colectivamente?

Esta época estava a correr muito bem. Individualmente estava a ser talvez a minha melhor época. Mérito do treinador, Pedro Silva, que tem uma forma impressionante de nos motivar e nunca nos deixa «ir abaixo», e das minhas colegas que são fantásticas! Ao nível dos resultados, não conseguimos ir à fase final distrital (por pouco), ficámos a competir no Inter-Associações. Não baixámos os braços, continuámos a trabalhar, e criamos novos objectivos, a final do Inter-Associações. Estávamos no bom caminho, quatro jogos, quatro vitórias!

O que é que gostas mais no teu clube e na tua equipa? 

O espírito de superação e de inter-ajuda. O Beira Mar não tem as condições de outros clubes, não temos pavilhão, treinamos em várias escolas e já chegámos a treinar ao ar livre (com chuva e com vento) e, talvez por isso, desenvolvemos outro tipo de valores. Acreditem que quando atingimos algum objectivo, damos muito mais valor. A minha equipa começou com cinco meninas, pois o Beira Mar já não tinha feminino há alguns anos, e época após época foram-se juntado novas atletas, foram ficando, e hoje já temos dois escalões a competir. Eu adoro a minha equipa, somos um grupo muito unido e acima de tudo muito amigo!

Gostavas de um dia jogar por uma equipa senior do SC Beira-Mar?

Gostava e muito!

Gostas de outros desportos? 

Gosto muito de desporto, mas sinceramente não me via a praticar outra modalidade!

Consegues conciliar o desporto com os estudos? 

Sim. Cada ano que passa vai sendo mais complicado, mas tento sempre gerir o meu tempo para não faltar aos treinos por causa dos estudos. E o resultado tem sido positivo.