Comunicado da secção de andebol do CF Feirense

27 Novembro, 2020 Não Por desportoaveiro
COMUNICADO DA SECÇÃO DE ANDEBOL DO CLUBE DESPORTIVO FEIRENSE
No dia de hoje realizou-se jogo a contar para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Femininos, entre o Clube Desportivo Feirense e a Associação Desportiva Sanjoanense. Tendo em conta os factos decorridos e afirmações que primam pela falta de rigor e verdade casuística, a Secção de Andebol do Clube Desportivo Feirense, relata de seguida os factos ocorridos:
1. Conforme sorteio da Associação de Andebol de Aveiro relativamente ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Femininos, ficou aprazado para 14 de Novembro a realização da 3ª Jornada com o jogo CD Feirense x AD Sanjoanense.
2. No entretanto foi solicitado diretamente ao Clube Desportivo Feirense a alteração da data da partida, devido ao surgimento de casos de Covid-19, na equipa da AD Sanjoanense. Tendo sido enviada declaração comprovativa ( emitida pela Delegação de Saude ) de tal situação, foi efectuada a alteração do jogo, tendo os clubes acordado a data de 22 de Novembro pelas 11h.
3. Na passada quinta-feira, a Associação Desportiva Sanjoanense solicitou à Associação de Andebol de Aveiro a alteração da data desta partida, alegando que algumas atletas teriam de continuar em confinamento, indicando ainda que enviariam para a Associação de Andebol de Aveiro ( a quem estavam a solicitar a alteração da data de jogo ) declaração comprovativa de tal facto.
4. É falso que algum dirigente ou técnico da AD Sanjoanense tenha contactado alguém da Secção de Andebol do Clube Desportivo Feirense durante o decorrer desta semana, apelando ao que quer que fosse.
5. Ao Clube Desportivo Feirense nada mais foi comunicado quer pela Associação de Andebol de Aveiro, quer por parte da Associação Desportiva Sanjoanense até ao dia da partida.
6. No dia do jogo, a Sanjoanense compareceu com 6 atletas, tendo mais uma atleta na bancada, com indicação de lesão. Tendo em consideração que a Associação Desportiva Sanjoanense tinha inscritas 12 atletas e atentos ao seu comunicado, de que teria 7 atletas em confinamento, resulta uma equação de impossível resolução.
7. Em abono da verdade, os agentes desportivos que representavam a AD Sanjoanense no jogo de hoje, acabaram por confessar que em conversa telefónica com responsáveis da Associação de Andebol de Aveiro, a mesma teria recusado o adiamento da partida, pois o Clube não conseguia apresentar documento atestatório da necessidade de confinamento das atletas, à referida Associação.
8. O Clube Desportivo Feirense – Secção de Andebol, como fica claro, nunca se pronunciou sobre este segundo pedido de adiamento, logo nunca o recusou ao contrário do afirmado pela AD Sanjoanense.
9. Recordamos que esta quinta-feira a própria AD Sanjoanense publicitou a realização desta partida. Recordamos ainda, que o dia 22 de Novembro, foi definido de comum acordo entre os clubes, como data para realização da partida, pese o facto de a AD Sanjoanense à data de 14 de Novembro, não apresentar qualquer atleta inscrita. Ainda assim o CD Feirense aceitou o referido adiamento.
10. Facto importante e que curiosamente é ocultado, é que tendo o CD Feirense deparado com o facto de a AD Sanjoanense se apresentar apenas com 6 atletas, decidiu retirar por sua iniciativa uma atleta do campo, durante os 60 minutos, jogando também com 6 atletas.
11. Há 15 dias atrás, a nossa equipa de Seniores Masculinos teve de recorrer a Juniores para se poder apresentar em São Bernardo perante a ausência de 6 jogadores em confinamento. Ontem mesmo, na deslocação ao terreno do Sismaria, vimo-nos novamente privados de 4 atletas pelos mesmos motivos. A própria equipa de Seniores Femininos, atuou desfalcada com uma atleta Sénior hoje mesmo. Estamos efetivamente todos no mesmo barco no que toca à Pandemia.
Atento ao exposto e perante os factos, lamentamos a tomada de posição da Associação Desportiva Sanjoanense. Não podem acusar o Clube Desportivo Feirense – Secção de Andebol, por algo que não foi tido, nem achado. Não queremos ganhar a todo o custo. Os resultados desportivos e a evolução dos nossos atletas vem com trabalho, que se faz desde os Bambis até aos Seniores e é com orgulho que vemos hoje o Feirense com equipas em todos os Escalões
Masculinos e Femininos, e com ainda mais orgulho olhamos para as nossas equipas de Seniores com mais de 90% dos atletas criados com o Castelo ao Peito.
Santa Maria da Feira, 22 de Novembro de 2020
A Secção de Andebol do Clube Desportivo Feirense